O instituto da convalidação e seu impacto na eficiência do exame recursal no INPI

Autores

  • Débora Silva Gomes INPI
  • Juliana Pimentel Viana UniAmérica Centro Universitário Descomplica

Palavras-chave:

INPI, litígio, Patente, convalidação, recurso administrativo, Backlog

Resumo

No processo de concessão de patentes a cargo do Instituto Nacional da Propriedade Industrial – INPI, especialmente no que se refere ao elevado estoque de pedidos em espera (backlog) e ao prazo superior a dez anos de concessão, bem acima da média mundial, ocorre grande pressão da sociedade pela concessão de patentes mais célere no INPI. Todavia, a comunidade jurídica e os profissionais da área de propriedade intelectual são unânimes em reconhecer que, apesar deste elevado backlog, os litígios em tribunais brasileiros estão nos mesmos patamares que os ocorridos nos países da Europa. A literatura aponta que uma forma de avaliar a qualidade de um sistema patentário é determinar a taxa com que as decisões técnicas tomadas pelo escritório de patentes são contestadas na esfera jurídica. Deste modo, ao reconhecer que as taxas brasileiras são baixas, se admite a boa qualidade do exame brasileiro apesar do alto backlog. O presente estudo melhor esclarece o processo de concessão de patentes como um ato administrativo e, como tal, por meio do Instituto da convalidação, com previsão legal no Art. 55 da Lei 9.784/99, propõe uma explicação para a boa qualidade da decisão final, especialmente no caso de indeferimento do pedido de patente, mais sujeito ao litígio judicial, ainda que exarado nestas condições adversas.

Biografia do Autor

Débora Silva Gomes, INPI

Débora S. Gomes é Química Industrial pela EQ da UFRJ, Mestre e Doutora em Bioquímica pelo IQ da UFRJ, Pós Graduada em Direito Administrativo e Examinadora de Patentes no INPI desde 2007, atuando hoje no exame de pedidos de patente da segunda instância e como assistente técnica do INPI em ações judiciais na área agroquímica.

Currículo lattes: http://lattes.cnpq.br/9198327283513131

Juliana Pimentel Viana, UniAmérica Centro Universitário Descomplica

Advogada, formada pela faculdade de Direito da Universidade Federal Fluminense
Pós-graduada em Direito Processual Civil pela Universidade Cândido Mendes
Mestre em Ciências Jurídicas e Sociais pelo Programa de Pós-graduação em Sociologia e Direito da Universidade Federal Fluminense
Pós-graduanda em Direito Empresarial e Trabalhista
Pós-graduanda em Direito, Compliance e Gestão de Riscos

Downloads

Publicado

2023-12-28

Edição

Seção

Parte V - Resenhas e outros estudos