O direito autoral de jogadores de jogos eletrônicos e o abuso de direito nos contratos de licença final de usuário nos jogos The Elderscroll: Skyrim, Minecraft e Second Life

Autores

Palavras-chave:

direitos do autor, copyright, jogos eletrônicos, EULA, abuso de direitos

Resumo

Certos desenvolvedores de jogos eletrônicos oferecem a possibilidade de que os jogadores ascendam aos jogos contribuições criativas por eles originadas, tanto com o auxílio de ferramentas disponibilizadas pelos próprios desenvolvedores, quanto por meio de ferramentas externas, de terceiros. Logicamente, por se tratarem de criações do espírito destes jogadores que, assim, também se tornam originadores de obras criativas, estas contribuições ao jogo devem ser tuteladas, no caso do Direito brasileiro, pela lei 9.610 de 19 de fevereiro de 1998. Os conceitos de originador, obra intelectual e artística, e de titular do direito de exploração patrimonial das obras intelectuais e artísticas são colocados à prova face aos contratos de licença ao usuário final que acompanham esses jogos eletrônicos que, em defesa do interesses corporativos dos titulares dos direitos de propriedade intelectual sobre os jogos, turbam os direitos autorais dos jogadores-originadores de contribuições criativas. O presente artigo versa sobre o direito do originador sobre sua obra intelectual e artística de natureza imaterial e seu confronto com o direito dos desenvolvedores de jogos eletrônicos de, com base no princípio da livre iniciativa, imporem cláusulas restritivas a direitos indisponíveis de outrem em contratos de adesão de alcance supranacional. A metodologia utilizada foi a análise qualitativa licenças de uso de alguns jogos eletrônicos e das plataformas de distribuição à luz das leis pertinentes, especialmente ao Direito do Autor e sua comparação com o sistema do copyright.

Biografia do Autor

Alexandre Cantini Rezende, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro

Designer e Mestre em Design, PUC-Rio
Advogado OAB-RJ 182.083
Professor do departamento de Artes e Design, PUC-Rio
Professor do Instituto de Direito, PUC-Rio
Doutorando em Design, PUC-Rio

Rejane Spitz, PUC-Rio

RejaneCrop

Rejane Spitz é Professora Associada da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, e Coordenadora do Laboratorio (LAE) do Departamento de Artes e Design da PUC-Rio.

Possui graduação em Desenho Industrial pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1979), graduação em Comunicação Visual pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1979), Mestrado em Graphic Design pela Central School Of Art & Design, Londres (1983), Doutorado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1993), com Pós-Doutorado em Arte Eletrônica pela University of California, Berkeley (2002), tendo sido Visiting Scholar do Space Sciences Laboratory, onde realizou projeto de pesquisa para a NASA (National Aeronautics and Space Administration) - e Pós-Doutorado em Arte Eletrônica pelo CADRE Laboratory for New Media /San Jose State University, California (2003).

Rejane apresentou trabalhos artísticos e pesquisas em exposições e simpósios relacionados às areas de Design, Computação Gráfica e Arte Eletrônica na África do Sul, Argentina, Austrália, Brasil, Canadá, Chile, Inglaterra, Finlândia, França, Espanha, Estados Unidos, Mexico, Peru e Uruguai. É membro de conselhos editoriais, curatoriais e educacionais de várias instituições internacionais, como a ACM SIGGRAPH, EUA (desde 1991) - onde atua como "Global Outreach Coordinator" do Education Committee; da LEONARDO/ International Society for the Art, Science and Technology , EUA (desde 1992) ? onde atua como membro do International Advisory Board e como co-coordenadora do Global Crossings Project; Inter-Society for the Electronic Arts (ISEA), Inglaterra, desde 1992; Digital Art Museum, Alemanha (desde 2001), Sociedad Ibero-Americana de Grafica Digital, Mexico (desde 1999); Revista Estudos em Design, Brasil (desde 1994); Sociedade Brasileira de Design da Informação, Brasil (desde 2005), entre outras.

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Publicado

2023-03-28

Edição

Seção

Parte I - Direito Autoral e Sociedade Informacional