A influência do processo de constitucionalização do ambiente digital na decisão do Oversight Board no caso Trump

Autores

Palavras-chave:

Oversight Board, Donald Trump, constitucionalismo digital, redes sociais, direitos humanos

Resumo

O presente trabalho aborda a decisão do Oversight Board sobre a suspensão indefinida da conta de Donald Trump no Facebook após publicações do ex-Presidente durante a invasão ao Capitólio. A pesquisa tem como objetivo identificar indícios de influência do processo de constitucionalização do ambiente digital na decisão proferida pelo Comitê, partindo das contribuições teóricas do constitucionalismo digital. Em termos metodológicos, além da utilização de fontes bibliográficas sobre os assuntos abordados, faz uso de fontes documentais, como a decisão do Board, regulamentos adotados pelo Facebook e notícias sobre a criação do órgão. O trabalho está distribuído em três partes. Na primeira, discorre sobre o processo de constitucionalização do ambiente digital. Na segunda, introduz algumas noções sobre o trabalho do Oversight Board. Na última, analisa a decisão proferida no caso Trump sob a ótica do processo de constitucionalização digital. Ao final, conclui que a decisão do Oversight Board contém elementos que demonstram a influência do processo de constitucionalização digital, como a preocupação com a observância do devido processo, a abertura à participação popular, as recomendações sobre transparência e a fixação de critérios específicos para justificar a restrição de direitos humanos. 

Biografia do Autor

Raíssa Paula Martins, Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)

Mestranda em Direito pela Universidade Federal Rural do Semi-Árido (PPGD/UFERSA). Membro do DiGiCULT/UFERSA - Estudos e Pesquisas em Direito Digital e Direitos Culturais. Especialista em Direito e Processo do Trabalho pela Universidade Estácio de Sá. Graduada em Direito pela Universidade Federal Rural do Semi-Árido.

Rodrigo Vieira Costa, Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)

Coordenador do Curso de Direito da Universidade Federal Rural do Semi-Árido. Investigador Visitante com Estágio Pós-Doutoral no Centro de Estudos Sociais (CES) na Universidade de Coimbra (2020-2021). Docente Permanente do Programa de Mestrado em Direito da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (PPGD/UFERSA). Doutor em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Pesquisador-Líder do DiGiCULT/UFERSA - Estudos e Pesquisas em Direito Digital e Direitos Culturais.

Downloads

Publicado

2022-09-12

Edição

Seção

Parte III - Inovação, direito digital e tecnologia