As performances criadas por inteligência artificial: o reflexo dos algoritmos na ressurreição digital

Autores

  • Marcos Wachowicz Universidade Federal do Paraná
  • Gustavo Fortunato D'Amico GEDAI

Palavras-chave:

Ressurreição digital, Deepfake, Direito Autoral, Inteligência Artificial, Propriedade Intelectual

Resumo

O presente artigo busca compreender como a utilização da tecnologia de deepfake influencia nos projetos de ressurreição digital. Esses projetos permitem inserir digitalmente atores já falecidos em obras novas. O deepfake consiste em um processo de inteligência artificial em que a máquina consegue combinar materiais para criar obras novas. A combinação entre as duas tecnologias pode ser vista na exposição Dalí Lives, onde o artista foi digitalmente recriado para interagir com os visitantes do museu. Para isso, utiliza-se como método de estudo referências bibliográficas de caráter multidisciplinar, legislativas e jurisprudenciais, no Brasil e nos Estados Unidos. Serão apresentados os conceitos de ambas as tecnologias. Em seguida, será discutido como funciona os direitos dos intérpretes e como ficam nas situações envolvendo as deepfakes. Por fim, será analisado como tem sido discutida a titularidade das obras intelectuais criadas por aplicações de inteligência artificial. Conclui-se que no Brasil, a lei não prevê esses tipos de situações, deixando a titularidade nesse material aberta para discussões, evidenciando a necessidade de uma adequação legislativa para dirimir eventuais conflitos que poderão advir da implementação dessas tecnologias no país.

Biografia do Autor

Marcos Wachowicz, Universidade Federal do Paraná

Professor de Direito da Universidade Federal do Paraná/Brasil. Doutor em Direito pela Universidade Federal do Paraná- UFPR. Mestre em Direito pela Universidade Clássica de Lisboa-PORTUGAL. Coordenador do Grupo de Estudos em Direito Autoral e Industrial - GEDAI / UFPR. Professor da Cátedra de Propriedade Intelectual no Institute for Information, Telecommunication and Media Law – ITM da Universidade de Münster - ALEMANHA. Docente do curso políticas públicas y propiedad intelectual do Programa de Mestrado em Propriedade Intelectual na modalidade à distância na Faculdade Latino-americana de Ciências Sociais - FLACSO/ARGENTINA.

Gustavo Fortunato D'Amico, GEDAI

Advogado. Mestre em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para Inovação pelo PROFNIT/UFPR. Pós-graduado em Propriedade Intelectual e Comércio Eletrônico pela Universidade Positivo, Bacharel em Direito pelo Centro Universitário Curitiba. Certificado no curso CopyrightX promovido pela Harvard Law School. Pesquisador Sênior no Grupo de Estudos e Direitos Autorais e Industriais (GEDAI/UFPR). Autor do livro “Ressurreição Digital: aspectos jurídicos e repercussões” e organizador da obra “O Direito e a Ressurreição Digital”. E-mail: [email protected]

Downloads

Publicado

2022-09-12

Edição

Seção

Parte I - Direito Autoral e Sociedade Informacional